História


Fundado no dia 01 de novembro de 1967, com o nome de “Os Idiotas Tremendões”, por Tolentino Nicolau do Rosário, Ivan Guimarães do Rosário, Afonso Carlos Aranha e Fernando Sérgio Ribeiro Souza, no Conjunto dos Bancários, na Av. Barão de Itapary, a eles depois somaram-se alguns foliões que fizeram parte de outras agremiações carnavalescas como “Boêmio do Ritmo”, “Pif-Paf”, “Conscientes do Ritmo”, “Mau Encarados” e “Vira Latas”, com o propósito de dar continuidade a tradição dos blocos tradicionais.

"Os Idiotas Tremendões" foi o primeiro grupo a trabalhar a inclusão de portadores de necessidades especiais por meio da cultura popular no carnaval, mas com a morte de Ivan Guimarães Rosário, que foi arrastado pelas ruas por um carro, que havia enroscado em sua fantasia, interrompeu suas atividades, posteriormente retomadas pela comunidade da Camboa com o nome de "Os Tremendões".

Atualmente é reconhecido como um dos mais atuantes grupos culturais de São Luis, a Associação Recreativa Bloco Tradicional "Os Tremendões” tem relevantes serviços prestados a cultura local. E desde a sua fundação conquistou vários títulos, sendo detentor de uma notável galeria de troféus, já conquistou 10 (dez) títulos máximos da competição oficial da passarela do samba. 

Entretanto o sucesso pelas conquistas dos títulos foi sem duvida a garra, determinação e humildade esboçada pelos seus componentes, tal fato representa a vontade de elevar além fronteiras esse trabalho, desempenhado com a finalidade de manter sempre viva essa tradição, ponto forte da cultura de nossa terra.